Matéria de PSI

Posted by Paulo Ramos & João Martins | Posted in | Posted on 07:41

0

¢Como já falamos anteriormente os três principais pilares da programação por objectos são:
Herança
Polimorfismo
Encapsulação
¢Criar uma classe:
Da maneira como existem formas de definir uma variável também existem formas de definir classes.
Usando a palavra Class seguida do nome que a identificará:
Class cliente
   aqui colocaremos os elementos da classe.
End Class



¢Definir os membros de uma classe
Class Cliente
Public Nome As String
Sub Mostrar()
Console.WriteLine(“O nome do Cliente: {0}", Nome)
End Sub
End Class
Neste caso a linha Public Nome As String  ficaria definido como uma propriedade da classe com acesso público, ou seja pode ser acedida através de outras classes.
  
¢O método Mostrar() é outro elemento da classe que permite visualizar o conteúdo da propriedade nome. 
¢Esta é a forma mais simples de definir uma classe e é assim que sempre iremos fazer.
 
  
¢Criar Objectos a partir de classes:
Para  a criação de objectos de classes usamos a palavra reservada new()
Dim cli As New Cliente()
Desta forma é criado em memória um objecto do tipo cliente.  
 
¢Para aceder ao elementos de uma classe:
cli.Nome = “Travassos”
Desta forma colocamos um valor no elemento nome do objecto cli que pertence à classe cliente.
¢Para acedermos ao método da classe faríamos da seguinte forma:
Cli.mostrar()
 
 
 

Comments Posted (0)

Enviar um comentário