Matéria de PSI

Posted by Paulo Ramos & João Martins | Posted in | Posted on 07:33

0

¢Herança
Voltando à ideia das classes na Biologia: um ser humano é um animal. Ele tem todas as características (atributos) e pode realizar todas as acções (métodos) de um animal.
Mas além disso, ele tem algumas características e acções que só ele pode realizar.
Em momentos como este, é utilizado a herança.
Uma classe pode estender todas as características de outra e adicionar algumas coisas a mais. Desta forma, a classe SerHumano será uma especialização (ou subclasse) da classe Animal
 ¢A classe Animal seria a classe pai da SerHumano, e logicamente, a classe SerHumano seria a classe filha da Animal. 
¢Uma classe pode sempre ter vários filhos, mas normalmente as linguagens de programação orientadas a objectos exigem que cada classe filha tenha apenas uma classe pai. 
¢A linguagem C++ permite que uma classe herde as características de várias classes (herança múltipla), mas C++ não é um bom exemplo quando se está falando sobre conceitos de POO.
 
¢Um exemplo um pouco mais próximo da nossa realidade:
¢Vamos supor que estamos a desenvolver um sistema para um banco.
¢O Nosso banco possui clientes que são pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Poderiamos criar uma classe chamada Pessoa com os seguintes atributos:
¢Nome
¢Idade
Em seguida, criamos 2 classes que são filhas da classe Pessoa, chamadas PessoaFisica e PessoaJuridica. Tanto a classe PessoaFisica como a PessoaJuridica herdariam os atributos da classe Pessoa, mas poderiam ter alguns atributos a mais.
  


 

Comments Posted (0)

Enviar um comentário